MEDIATECA ONSHORE

MEDIATECA ONSHORE

macaré

KABARÓ DJITU TEN – Badju Kuridu

19-21 Novembro 2023
Abotcha – Mediateca Onshore, Malafo

WORKSHOP DE INICIAÇÃO AO JOGO DRAMÁTICO

O workshop será integrativo, fazendo uso das valências e conhecimentos naturais dos(as) participantes em diálogo com os novos conceitos que serão trabalhados. As práticas focam-se nas noções básicas de movimento, expressão, e biomecânica através do jogo dramático. Usaremos como base teórica os conteúdos do livro Corpo Periférico, para maior entendimento e transmissão do Método Autorrepresentação. Em ‘KABARÓ DJITU TEN – Badju Kuridu’, cujo nome se inspira no título do livro de poesia de Paulo T. Bungué (Lisboa, 1996), pretendo dramatizar alguns poemas para criar um imaginário lúdico e formar convenções para os jogos dramáticos. No workshop, os participantes vão trabalhar em co-autoria, acreditando que assim será mais efetivo a produção de uma sensibilização coletiva, que tenha origem nas qualidades inerentes à persona de cada um(a) demonstrando a importância de ter subjetividade criativa. O jogo dramático como forma de expressão e Liberdade. A criatividade será impulsionada através do jogo cénico, acolhendo a expressão individual para espelhar o autoconhecimento, dando aos participantes uma maior consciência de si mesmos(as) e do mundo circundante. O jogo dramático serve de força motriz para despertar sentidos e identificar sabedorias originais, ou tecnologias ancestrais adormecidas. A dança e a música são elementos fundamentais para nos reconectarmos com arquétipos da gestualidade e atitudes que atravessam a identidade coletiva do povo guineense nas suas múltiplas culturas. Assim, o workshop destina-se a todas as pessoas que se interessam por teatro, interpretação, literatura dramática, e educação pela arte e pelo convívio.

Welket Bungué nasceu na Guiné-Bissau em 1988 e viveu em Portugal desde 1990. Welket Bungué é artista transdisciplinar, de etnia balanta. Reside em Berlim, mas trabalha artisticamente ao nível internacional. É co-fundador da produtora KUSSA, licenciado em Teatro no ramo de Atores (ESTC/Lisboa) e pós-graduado em Performance (UniRio/RJ). Em 2021 tornou-se membro da Academia Europeia de Cinema. Bungué é artista integrante do Arsenal – Institute for Film and Video Art (Berlim), e desde 2021 que os seus filmes fazem parte do acervo da instituição. Os seus filmes têm circulado internacionalmente por inúmeros festivais de cinema tais como Berlinale, ABFF (EUA), Africlap (França), Zanzibar Intl. Film Fest., Afrikamera (Berlim), BFI London e Sheffield DocFest (UK), IndieLisboa, DocLisboa, Fest. Intl. de Cinema do Rio de Janeiro ou o Stockholm Dansfilmfestival. Em 2020 Welket é o protagonista de ‘Berlin Alexanderplatz’ (Comp. Intl. Berlinale 2020), realizado por Burhan Qurbani, em que a sua interpretação lhe valeu uma indicação ao Urso de Prata, uma nomeação como “Melhor Ator Principal” nos prémios LOLA da Academia Alemã de Cinema (Deutscher Filmpreis), e ainda o prémio “Cavalo de Alumínio” para “Melhor Ator” no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo. Welket lançou o seu primeiro livro ‘Corpo Periférico’ (Jun. 2022) na plataforma Amazon, trata-se de um ensaio autobiográfico sobre a produção de cinema de autor com base no conceito homónimo de “cinema de autorrepresentação”.

 

Ação financiada pela União Europeia. Ação cofinanciada e gerida pelo Camões I.P.. Ação cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Apoio de viagem German Filmes & AG DOK.

macaré