MEDIATECA ONSHORE

MEDIATECA ONSHORE

macaré

Survivance

5-9 Julho 2021
HKW New Alphabet School, HKW | Summer School, Escola das Artes – UC Porto

A Escola de Verão do Porto é um curso avançado em artes e cinema que combina o pensamento crítico com o cinema e a arte contemporânea. Em 2021, a Escola de Verão será comissariada por Daniel Ribas, Filipa César e Nuno Crespo em parceria com a Haus der Kulturen der Welt (Berlim) que apresenta o projecto New Alphabet School (2019-2022).
Na edição deste ano, a escola será dedicada ao conceito Sobrevivência. Durante uma semana, convidados e participantes discutem como os modos de sobrevivência podem produzir formas criativas para subverter a violência e desafios da contemporaneidade como a injustiça sócio-política e ecológica. A sobrevivência, tal como cunhada pelo estudioso indígena, Gerald Vinzenor, será discutida a partir da perspectiva dos que muitas vezes não são ouvidos e ignorados. Tanto no presente como no passado, os povos colonizados que rejeitam a vitimização articulam gestos de empoderamento através da arte, da política e das práticas colectivas. Integrando experiências de comunidades de outros lugares como a Austrália, a América do Sul, e a África, propomos operar os vários significados do conceito, abordando a mudança de paradigma na geopolítica.
Com Ariella Aïsha Azoulay, Filipa César, Kleber Mendonça Filho, Elizabeth Povinelli, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, Vá da Costa, Sérgio Pereira, Marinho de Pina, Lilia Moritz Schwarcz, Sónia Vaz Borges e projeções do Karrabing Film Collective entre outros.

macaré